Eu não tenho pensamentos neutros


Resultado de imagem para felinos


Eu não tenho pensamentos neutros.

Essa ideia é uma tentativa de corrigir a crença equivocada de que nossos pensamentos não têm poder. Em um nível, é verdade que eles não têm poder, porque eles não podem mudar o Céu nem destruir Deus. Dentro do sonho, no entanto, que é sobre o que Jesus está falando aqui, nossos pensamentos têm um poder tremendo. Apenas imagine o que nossos pensamentos são capazes de fazer: literalmente fazer um universo físico, e um ser físico e psicológico que habita nele; esse ser, então, realmente acredita que existe no universo.

A mente que hospedou o pensamento de separação é o único poder no universo que pode salvar a si mesmo. E, no entanto, tem sido esse poder que o ego aparentemente e com sucesso tem suprimido e silenciado com seu plano de fazer um mundo e um corpo, tornando o Filho de Deus sem mente. O propósito de Jesus em Um Curso em Milagres é simples: restaurar à nossa consciência o poder de nossas mentes, para que possamos finalmente reconhecer nosso equívoco onde ele foi feito, e escolher outra vez.

Portanto, essa lição nos lembra de que nossos pensamentos são tremendamente poderosos. Na verdade, esse é o problema. Nós acreditamos – dentro do sonho – que esses pensamentos destruíram Deus, o Céu e o Espírito Santo também. Nós demos a essa crença tal poder – o poder da culpa – que tivemos que negar os pensamentos, projetá-los para fora e fazer um mundo, tudo como uma defesa contra o que o ego nos disse: que o tremendo poder de nossas mentes destruiu o Céu. É por isso que a culpa é um conceito tão central no Um Curso em Milagres, pois ela nos diz que nós cometemos o pecado que não poderia ser cometido: destruir Deus e Seu Amor

Você deveria grifar com várias cores _“Tudo o que vês é o resultado dos teus pensamentos”_ Essa sentença importante precisa ser compreendida em termos da forma, mas também em termos da interpretação. Ambas são o “resultado dos teus pensamentos”. Por essa razão, em um nível, uma vez que acreditamos estar separados de Deus, vemos todos os tipos de coisas separadas: pessoas, cadeiras, lápis, relógios, paredes, etc. Os vemos como objetos separados porque são o resultado direto, ou as sombras, dos nossos pensamentos de separação.

Ao monitorarmos nossas percepções e percebermos que estamos ficando zangados, ansiosos ou deprimidos, a causa sempre será uma interpretação de algo que acreditamos ser externo a nós.

Os pensamentos verdadeiros que “criam à sua própria semelhança” são os Pensamentos de Deus – verdade, amor, espírito, etc. – que constituem o Céu. Os pensamentos falsos do ego são de separação – culpa, traição, assassinato, morte, sofrimento, etc. – e vão criar à sua própria semelhança também. Se esses forem os nossos pensamentos, vamos então perceber um mundo no qual todas essas coisas acontecem – conosco.

Esse é ainda mais um exemplo de Jesus nos ensinando que não existe ordem de dificuldade em milagres. Um milagre desfaz os problemas, não importando sua forma, porque todos eles são o mesmo. Precisamos perceber que até mesmo nossos pensamentos aparentemente não importantes ocultam a enormidade do sistema de pensamento do ego.

Nós somos, portanto, gentil e benignamente treinados no processo curativo de olharmos para os nossos pensamentos, especialmente aprendendo a nos tornarmos conscientes daqueles que produzem inquietude. Nós provavelmente não permitimos a nós mesmos sentir desconforto, sem falar em reconhecer sua fonte de culpa em nossas mentes.

Kenneth Wapnick

Comentários

Encontros em UCEM

Nossos encontros em Um Curso em Milagres acontecem semanalmente, todas as quintas-feiras às 19 horas em videoconferência pelo Zoom. Estamos nos primeiros capítulos do livro texto.
Para fazer parte desses encontros entre em contato com Ana Liliam em analiliamventura@gmail.com e (61)98153-8369.