Lição 18 - Comentário de Kenneth Wapnick


Imagem relacionada

Eu não estou sozinho ao experimentar os efeitos do que vejo

Vemos aqui a introdução da ideia de que as mentes são unidas, um tema central para Um Curso em Milagres – a unicidade do Filho de Deus e, especificamente aqui, a unicidade do Filho de Deus em seu estado separado.

 Assim como as coisas no mundo são diferentes projeções do único pensamento de separação, o mesmo acontece com as pessoas aparentemente diferentes que são apenas partes do único Filho separado. Isso significa que todas as mentes divididas são unidas, porque elas vêm de um pensamento.

 Antes da fragmentação acontecer, havia apenas um único erro ou pensamento, assim como no Céu existe apenas um único Filho. Mentes são unidas como uma, porque existe apenas a Mente de Cristo, que é Uma, e em unidade com a Mente de Deus. Muito mais importante para os nossos propósitos, no entanto, é o princípio de que todas as mentes divididas são unidas também. Nós somos apenas percepções e imagens fragmentadas que nós – nossas mentes tomadoras de decisões, fora do tempo e do espaço – fizemos para que pudéssemos acreditar que a separação é a realidade. Na verdade, todos os fragmentos aparentemente separados do Filho de Deus, nos quais usualmente pensamos como homo sapiens, mas realmente incluem tudo o que percebemos – animado e inanimado – são simplesmente partes divididas de um único pensamento que diz: “Eu consegui o impossível. Eu sou separado, autônomo, independente, livre e no controle da minha vida”.

A percepção não é apenas o que vemos, mas como o vemos. Não existe distinção entre os dois. A interpretação do ego é a de que eu quero ver um mundo separado, hostil, vingativo para que eu não tenha que ver esses atributos em mim mesmo. Em outras palavras, o fato de que a minha necessidade de ver de certa forma determina o que eu vejo é o motivo pelo qual podemos dizer que o que vemos e como o vemos são um e o mesmo.

Todas as nossas percepções são a mesma, pois elas emanam da mesma mente dividida que une a Filiação como uma.

Kenneth Wapnick

Comentários

Encontros em UCEM

Nossos encontros em Um Curso em Milagres acontecem semanalmente, todas as quintas-feiras às 19 horas em videoconferência pelo Zoom. Estamos nos primeiros capítulos do livro texto.
Para fazer parte desses encontros entre em contato com Ana Liliam em analiliamventura@gmail.com e (61)98153-8369.