As bodas de Canaã - Jean-Yves Leloup

Resultado de imagem para as bodas de canaaAs Bodas de Canaã

Encontraremos o estado de confiança de Maria em outras etapas de sua existência. Por exemplo, nas Bodas de Caná. Vocês se lembram que faltou vinho e os convidados estavam inquietos com a falta de vinho.

Na interpretação simbólica deste texto, é a lembrança de que, nas bodas humanas, frequentemente o vinho falta. A alegria da união, em certos momentos, parece desaparecer. O vinho do desejo não corre mais em nossas taças, o vinho da afeição não corre mais no nosso coração, o vinho da compreensão e do respeito não corre mais em nosso espírito. Não há mais vinho, não há mais alegria em estarmos juntos, não há mais prazer em estarmos juntos, não há mais razão para estarmos juntos.

Esta é uma pergunta importante: O que é indissolúvel entre duas pessoas? Fala-se de casamentos indissolúveis - o que isso quer dizer? É alguma coisa de real? O que não é solúvel no tempo? Tomemos a sexualidade por exemplo. Se casamos com alguém num impulso do nosso desejo, sabemos que isso pode se esgotar muito rápido. E o vinho vai faltar.

Se casamos por uma paixão, com um grande afeto, um grande sentimento, sabemos bem que a vida quotidiana vai questionar tudo isso. E que, no viver do dia a dia com alguém, cada um se revela diferente do que o outro espera. E o vinho da afeição vai faltar.

Se casamos para levarmos adiante um projeto, se temos ideias comuns, há também momentos onde não mais nos escutamos, não mais nos compreendemos e aí, também, o vinho vai faltar.

O casamento por paixão, o casamento por afeição, o casamento pela razão, todos estes casamentos são solúveis no tempo, nada têm de indissolúvel.

O que é indissolúvel entre dois seres? Vamos nos reunir à tradição antiga onde o casamento era descobrir o terceiro que está entre os dois. Isso era simbolizado pelo fato de beberem ambos na mesma taça, para se dizer a si mesmo e dizer um ao outro que, se um dia deixassem de se compreender ao nível da sexualidade, se não mais se entendessem ao nível da afeição, se não se entendessem mais ao nível da compreensão e da razão, havia ainda entre eles uma outra dimensão, uma dimensão que não dependia deles. Quando os dois são capazes de se referir a este terceiro, então a água da vida quotidiana pode ser, novamente, transformada em vinho.

Quando falo disso me dou conta que há poucos casamentos indissolúveis. Porque há poucas pessoas que se encontram ao nível do Ser, do Ser indissolúvel que está entre eles. Para aqueles que se encontram nesse nível, a vida não pode separá-los. Mesmo que eles não se entendam mais, mesmo que eles devam se deixar para continuarem a viver, há um elo que permanece entre eles. Um elo que é mais forte que o tempo. É como acontece entre alguns amigos. Eles se separaram durante anos, eles partiram para países distantes e, quando se reencontram, é como se continuassem a conversa de ontem. É muito estranho. Como se o tempo e o espaço não tivessem poder sobre esta relação. Isto quer dizer que eles se encontraram verdadeiramente ao nível do Ser.

O que nos diz Maria, nessa situação onde faltou vinho? Nessa situação em que faltaram o desejo, a afeição, a razão? "Faça tudo o que ele lhe disser. Faça tudo o que Jesus lhe disser." Concretamente, o que isso quer dizer? "Tenha confiança na Palavra da Verdade que está em você. Tenha confiança no Verbo que está em seu íntimo." Desde que você possa falar a alguém, desde que você possa deixá-lo falar, dar-lhe a palavra, a relação ainda é possível. Ter confiança nessa palavra que circula entre dois seres. Mesmo se, por vezes, essa palavra é dura, mesmo se ela está misturada a gritos e lágrimas, desde que dois seres possam se falar, ter confiança na palavra de verdade autêntica que está entre eles, então a relação poderá, talvez, recomeçar. E, após o momento de conflito, após o momento de confronto, talvez o vinho final seja melhor que o vinho do início. E é isso que ocorre no Evangelho de Caná. O vinho do final é melhor do que o vinho do início. A embriaguez amorosa que ocorreu no início da relação não é tão boa quanto a embriaguez que ocorrerá ao final.

Se aceitarmos passar através das provas, podemos por meio delas, como Maria, ter confiança e dizer sim à palavra diferente do outro. E dizer sim à sua própria palavra. Entretanto é preciso encontrar esse estado de confiança. Sobretudo quando as aparências vêm contradizê-lo. Este é um momento de passagem, um momento de transformação, o momento em que a água se transforma em vinho. No momento em que nosso quotidiano está triste, podemos reencontrar sua alegria, sua paz. Existem as Bodas de Caná.

Jean-Yves Leloup. Caminhos da Transformação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. (páginas 167-170)

Comentários

Encontros em UCEM

Nossos encontros em Um Curso em Milagres acontecem semanalmente, todas as quintas-feiras às 19 horas em videoconferência pelo Zoom. Estamos nos primeiros capítulos do livro texto.
Para fazer parte desses encontros entre em contato com Ana Liliam em analiliamventura@gmail.com e (61)98153-8369.