Entrega



Vamos estudar mais essa lição.

Mas já podemos compreender muitas coisas. Fazer planos, por melhores e mais felizes que sejam, é uma forma do ego nos tirar do presente, o único momento que existe e no qual podemos experimentar uma ligação verdadeira com nossos irmãos e Deus. 

Os planos nos levam ao futuro, que não existem, e também há neles sempre algum tipo de compensação ou afago ao ego. Então é uma armadilha bem sútil e facilmente bem sucedida de nossa mente dividida.

Ao sonhar , mesmo num sonho bom, com o futuro, nós nos desligamos do presente e criamos um bloqueio entre Deus e nós. 

Como poderemos ouvir a Voz por Deus, como poderemos receber suas graças, como poderemos deixar que ele crie um futuro maravilhoso para nós? Pois a comunicação foi mais uma vez cortada. 

Vejam que quando fazemos planos para nossos filhos, estamos apenas criando ilusões e falsas expectativas, como se pudéssemos ter o futuro deles em nossas mãos. Mas isso não faz sentido nenhum.

Fazer planos é o mesmo que fazer defesas à nossa integridade e colocar os projetos de salvação do ego na frente do plano de salvação de Deus para nós: a Expiação.

Mas como é viver sem planos? Sem projetos? Sem organizar a vida, uma viagem, um evento, a educação dos filhos? Talvez em um prazo mais curto tudo isso possa ser feito, mas é importante deixar a vida fluir, estar atentos a esse fluxo da vida, ao que ela nos pede a cada momento. Seguir nesses planos curtos em conexão com nossa intuição, com o que o coração nos diz, com Voz suave do Espírito Santo em nós. 

Imagine que o futuro é como um livro que você vai escrevendo, uma pintura, ou um bordado, onde você vai escrevendo uma página a cada dia, seguindo o que vai brotando em sua mente quieta e aberta ao Espírito Santo (Self em nossas mentes). Imagine que esse livro orgânico, espontâneo, vai lhe surpreendendo, vai trazendo nuances novas, e a alegria e o frescor de uma construção edificada com o amor de Deus. 

Imagine como a vida pode lhe surpreender alegremente, como seria receber os presentes de Deus diariamente, identificando-os em cada encontro, em cada momento, em cada pequeno deslumbre na vida a sua volta. 

Somente uma conexão profunda com o presente e com Deus - o Amor -, poderá nos trazer isso. 

Entreguem sua vida a Deus, e também seus filhos, maridos, quem vocês amam. Deixem que Deus cuide de todos e de tudo. E Ele cuidará, com todo Seu Amor. Mesmo quando nós pensamos em proteger aqueles a quem amamos, estamos nos iludindo. Podemos protegê-los até certo ponto, mas a grande proteção é de Deus, e Ele já nos garantiu que o final feliz de todas as coisas é certo.

Que possamos sair de nossas defesas, que são ataques disfarçados ao presente, a vida e a Deus, para experimentar a verdadeira união com Deus e nossos irmãos, a verdadeira felicidade!

Podemos tentar aos poucos, experimentar como é viver sem planos, sem uma prévia organização. Podemos beber dessa água viva em pequenos goles, soltando-nos e nos entregando cada vez mais. Criando uma nova relação com a vida e com Deus.

Comentários

Encontros em UCEM

Nossos encontros em Um Curso em Milagres acontecem semanalmente, todas as quintas-feiras às 19 horas em videoconferência pelo Zoom. Estamos nos primeiros capítulos do livro texto.
Para fazer parte desses encontros entre em contato com Ana Liliam em analiliamventura@gmail.com e (61)98153-8369.