Comentário de Kenneth Wapnick - Lição 338


Encontro com curió na natureza emociona professor | Terra da Gente ...

LIÇÃO 338 - Só os meus pensamentos me afetam.

Nessa lição e nas duas próximas, Jesus nos lembra como nos libertarmos do sofrimento. Uma vez que a dor não se origina do lado de fora, liberá-la não pode ser buscado lá. Nós pensamos que somos afetados por tudo, menos pelos nossos pensamentos – clima, germes, insultos, deterioração do corpo, etc. No entanto, uma vez que esse é o nosso sonho, só podemos ser afetados pelos nossos pensamentos. Essa compreensão marca o fim da dor. Como Jesus diz em “O sonhador do sonho”, a maneira de nos libertarmos de todo sofrimento é vermos o problema como ele é, não da forma que nós o estabelecemos (T-27.VII.2). Nosso arranjo foi para atribuirmos a causa da nossa aflição a algo externo. Ver o problema como ele é, no entanto, é aceitar a causa interna do sofrimento – a decisão da mente pela culpa e falta de perdão.

A salvação vem quando eu entendo que sou afetado apenas pelos meus pensamentos. Se o mundo não é nada além de uma projeção do meu pensamento, quando esse pensamento muda, minha percepção do mundo muda também. Dentro do sonho, nossos corpos não estão a salvo; na verdade, eles foram feitos para serem vulneráveis. No entanto, não estamos falando sobre o herói do sonho corporal. Os ensinamentos de Jesus podem ser entendidos apenas quando somos capazes de dar um passo para fora do sonho e não vemos mais a nós mesmos como figuras dentro dele. Estando acima do campo de batalha com Jesus (T-23.IV), nós entendemos que trouxemos tudo isso a nós mesmos, pois nosso propósito era provar que somos vítimas inocentes, não vitimadores pecaminosos. Assim, realmente vemos que só podemos ser afetados pelos nossos próprios pensamentos vitimadores, e nada mais, e, portanto, estamos a salvo de toda ameaça e liberados do medo.

O plano de Deus – a Expiação – desfaz nossos pensamentos equivocados. Nosso primeiro passo é entender que o problema não está do lado de fora, mas é os nossos pensamentos sobre o que está do lado de fora. É por isso que o Um Curso em Milagres nos dá esperança verdadeira, pois podemos fazer algo sobre nossos pensamentos. Uma vez que é o nosso sonho, podemos mudá-lo, mas, se formos a vítima do sonho de outra pessoa, não existe esperança para nós – exceto atacar.

O plano de Deus é devolver o problema à mente, porque é ali que ele é desfeito. Os planos do mundo – religiosos, econômicos, políticos, educacionais – são destinados a tornarem o sonho melhor. É por isso que, em última instância, falham. O único plano que vai funcionar – a Expiação – nos leva para fora do corpo e da mente errada, até o tomador de decisões, onde o sonho começou, e onde escolhemos despertar dele. Nós humildemente reconhecemos que nossos planos para minimizarmos a dor e maximizarmos o prazer nunca vão funcionar. De uma forma ou de outra, esse é o plano de todos quando despertam a cada manhã: Como posso fazer para que eu me sinta melhor? Podemos conseguir o que queremos durante o dia, mas no final, o prazer ou felicidade nunca vão durar. O plano de Deus de Expiação é o único que pode cumprir Sua promessa de felicidade eterna para Seu Filho.

Kenneth Wapnick

Comentários

Encontros em UCEM

Nossos encontros em Um Curso em Milagres acontecem semanalmente, todas as quintas-feiras às 19 horas em videoconferência pelo Zoom. Estamos nos primeiros capítulos do livro texto.
Para fazer parte desses encontros entre em contato com Ana Liliam em analiliamventura@gmail.com e (61)98153-8369.