Um Curso em Milagres, o que é


Resultado de imagem para natureza Curso em Milagres - UCEM (ACIM em inglês), é um livro considerado por seus alunos como um "caminho espiritual".[1]Escrito originalmente em inglês entre 1965 e 1972 pela psicóloga clínica Helen Schucman em Nova Iorque, nos Estados Unidos. De acordo com Helen, ela e o psicólogo William Thetford "escreveram" o livro por meio de um processo proveniente de canalização que Schucman chamou de "ditado interior".[2][3][4][5][6] Helen Schucman disse que a fonte da sua canalização foi Jesus. Os ensinamentos do curso foram comparados com as premissas fundamentais da religião oriental. No entanto, ele utiliza a terminologia tradicional cristã.[5] J. Gordon Melton constata que ele é mais popular entre aqueles que estão desiludidos pelo cristianismo tradicional.[5] Desde a primeira vez em que ficou disponível para venda em 1976, teve mais de 2,5 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro em 22 idiomas diferentes.[7] No curso você irá se deparar com vários termos que são de domínio da área da psicologia, tais como: projeçãoseparaçãosistema delusório, sonhosalucinação, negação, defesas, insanidadeegofantasiaculpa, e percepção.Todos esses termos que foram utilizados no livro fazem parte de um vasto sistema inter-relacionado. O Curso é composto de três livros: o Texto de 721 páginas, o Livro de Exercícios para estudantes de 512 páginas e o Manual de Professores de 94 páginas.


É um currículo de auto-estudo que tem como objetivo ajudar os leitores a alcançar a transformação espiritual. De acordo com a introdução da seção do Livro de Exercícios, o livro Texto é necessário já que "Um fundamento teórico tal como o Texto provê é necessário como uma estrutura para fazer com que as lições no livro de exercícios sejam significativas", onde o propósito desses exercícios é "de treinar a tua mente para pensar segundo as linhas propostas pelo Texto e para percepção diferente de todos e de tudo no mundo". UCEM nos diz que tem o propósito de "remover os bloqueios á consciência da presença do amor, que é a sua herança". A introdução do livro contem o seguinte resumo: "Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe. Nisso está a paz de Deus."

Como o budismo, a intenção e a estrutura de Um Curso em Milagres é profundamente psicológica. Uma palavra ainda melhor, embora não seja normalmente usada, seria "psicoespiritual". O curso utiliza os conceitos da psicologia desenvolvidos por Freud: os mecanismos psicológicos de defesa, de negação e projeção, a mente consciente e inconsciente e a psique. No entanto, o termo ego, como usado em Um Curso em Milagres, tem um significado diferente de ego em Sigmund Freud (De sua trindade de Id, Ego e Superego). Dr. Kenneth Wapnick, o estudioso mais importante do curso, define o ego como:a crença na realidade do eu separado ou falso, feito como substituto para o eu que Deus criou; o pensamento de separação que dá origem ao pecado, culpa e medo; a parte da mente que acredita que é separada da Mente de Cristo.

Um Curso em Milagres e o Vedanta apresentam uma visão não-dualista: Deus / Céu / Brahman é tudo o que é, e tudo o mais é ilusão. Tudo o que é impermanente é ilusão. Tempo e espaço, quente e frio, para cima e para baixo, o mundo como nós o conhecemos, são todas as manifestações da mente que nos mantem inconscientes de nossa verdadeira natureza - que somos um com Deus, que sempre fomos e sempre seremos. Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe.

O equivalente Vedanta do ego é Maya - o poder ilusório de Brahman, que constituiria uma qualidade do universo. Dada a natureza psicológica do Curso, não é por acaso que as figuras proeminentes envolvidas na edição inicial do Curso, Helen Schucman, Bill Thetford e Kenneth Wapnick, foram todos respeitados psicólogos clínicos - sua familiaridade com esses conceitos foi essencial à mensagem do Curso vir com precisão. O objetivo do livro é treinar a sua mente de uma forma sistemática a uma percepção diferente de tudo e todos no mundo.

Esse não-dualismo é o que você encontra nos ensinamentos mais elevados do hinduísmo e do budismo, mas raramente no ocidente. O que torna o Um Curso em Milagres único como sistema espiritual – antigo e contemporâneo – é sua integração entre essa metafísica não-dualista e uma psicologia sofisticada, amplamente baseada nos insights de Freud e de seus seguidores.


Ensinamentos

É um sistema de pensamento diferenciado que, quando levado ao último entendimento, permite a conquista de um estado perene de paz, onde a certeza habita na vivência do reconhecimento da unidade em si mesmo e com Deus, onde o amor a tudo abrange e não deixa espaço para opostos, onde nada real pode ser ameaçado, e onde o medo não tem significado diante da eterna condição de impecabilidade de um ser divino e eternamente perfeito, visto que é herdeiro incondicional de todos os atributos do seu criador. É extremamente diferenciado porquê sua prática não tinha referência neste mundo na condição humana, mas que, hoje já pode ser anunciado como uma real pragmática e objetiva forma de transitar dentro deste contexto virtual chamado mundo aparentemente tangível, até que a verdade alcance todas crenças equivocadas que, na ilusória dimensão chamada tempo, ainda podem ser percebidas, gerando estados desconfortáveis e sofríveis para aqueles que, equivocadamente se vêem como indivíduos e tentam dar realidade para ideias que admitem a possibilidade da separação ou de elementos separados, o que é totalmente impossível diante da lei imutável da unicidade da realidade. É enfim um modo de pensar onde perguntas como: de onde vim, para onde vou, o que estou fazendo aqui, onde estou, assim como todas as questões de caráter existencial já podem ser respondidas, visto tratar-se de um sistema de pensamento onde mistério é algo impossível para todos que sinceramente queiram ver a verdade.

fonte: Wikipedia

Comentários

Encontros em UCEM

Nossos encontros em Um Curso em Milagres acontecem semanalmente, todas as quintas-feiras às 19 horas em videoconferência pelo Zoom. Estamos nos primeiros capítulos do livro texto.
Para fazer parte desses encontros entre em contato com Ana Liliam em analiliamventura@gmail.com e (61)98153-8369.