Eu poderia ver a paz em vez disto - Comentários de Kenneth Wapnick


Resultado de imagem para natureza

Comentários de Kenneth Wapnick
LIÇÃO 34

Eu poderia ver a paz em vez disto.

A paz mental é uma “questão interior”. O problema é que a maior parte do tempo, pensamos que ela resulta do mundo externo atender às nossas necessidades. No entanto, Jesus ensina que a paz não tem nada a ver com o externo. As implicações desse fato, mais uma vez, têm que evocar ansiedade, porque ele está nos informando que nada externo pode nos ferir nem nos dar paz – o mundo externo não nos ameaça, vitima ou agrada – não há nada fora de nós! O desafio está em permitirmos a nós mesmos nos tornarmos cada vez mais conscientes disso, sem escorregarmos para a negação. O que ajuda a não cair na armadilha do ego é reconhecer que as implicações práticas desse pensamento são as de que ainda que possamos experienciar ansiedade que atribuímos a causas externas, ainda podemos ir para dentro, para o Professor da verdade, Que gentilmente nos lembra de que a paz é uma escolha que nós fizemos (e, portanto, vivenciamos), independente das circunstâncias externas.

Quando fiz pela primeira vez essa lição, substituí paz por Jesus. Em outras palavras, quando me sentia tentado a tornar algum aspecto do erro real, sempre podia escolher Jesus como meu professor, e me lembrar de sorrir para a tolice de acreditar que jamais poderia haver qualquer coisa na minha mente além de amor.

Jesus não está apelando por paz no mundo, porque não existe mundo objetivo fora de nossas mentes. Pedir paz externa é primeiro ter tornado o conflito real – lá fora. Novamente, não existe mundo à parte da forma com que o percebemos. O que importa para mim como estudante desse curso é corrigir como eu percebo, o que eu faço, corrigindo a forma com que penso.

Jesus nos impele aqui a examinarmos nossas mentes em busca de pensamentos do ego. Se você pensar que não tem nenhum, Um Curso em Milagres é perfeito para você, pois ensina que você realmente tem esses pensamentos. Na verdade, você não poderia estar aqui se não os tivesse. A ideia é entrar em contato com os seus pensamentos de ataque, tanto os dirigidos contra você mesmo quanto aos outros.

Você não tem que escavar muito sob a superfície antes de se confrontar com um desses pensamentos. É essencial buscá-los quando você faz essas lições. Se você não estiver consciente deles, a ideia de “ver a paz em vez disto” não tem significado, eu poderia ver a paz em vez do que? Se a minha mente estiver cheia apenas de pensamentos amorosos, eu certamente não preciso dessa lição. Portanto, a lição tem significado particular quando você se permite entrar em contato com os pensamentos não amorosos, que vêm do seu professor não amoroso. Nesse ponto, não faz sentido dizer “Eu poderia ver a paz [ou Jesus] em vez disto".  Vemos refletida aqui a ênfase intensa de Jesus em seu curso para olharmos para a escuridão e trazê-la para a luz.

 A tua tarefa não é buscar o amor, mas simplesmente buscar e achar todas as barreiras que construíste dentro de ti contra ele. Não é necessário buscar o que é verdadeiro, mas é necessário buscar o que é falso (T-16.IV.6:1-4).

Para reafirmar esse ponto, você não pode deixar um pensamento ir embora se não estiver consciente de que o tem. Além disso, você não pode liberá-lo, a menos que tenha realmente escolhido Jesus ou o Espírito Santo como seu Professor. Se não o tiver feito, não estará liberando os pensamentos. Escolher contra Eles significa escolher a favor do ego, o que significa escolher a separação, para não mencionar a culpa, o medo e a ansiedade que são inevitáveis uma vez que você tenha escolhido de forma errada. “Observá-los casualmente” significa não criar um grande caso em relação a eles, o que é o significado de olhar para o seu ego com Jesus. Não olhar reflete o fato de já os termos transformado em um grande caso, uma vez que se não os levássemos tão a sério, não teríamos investido esses pensamentos com a culpa que nos impede de olhar para eles.

O que é ruim, portanto, é fingir que você não as tem, porque então, Jesus não será útil para você, e não poderá ser.

Por causa dessa necessidade de erguermos à nossa consciência esses pensamentos repletos de ódio, precisamos das “aplicações frequentes” que Jesus recomenda. Disciplina e vigilância são necessárias se formos pegar esses pensamentos escuros e trazê-los à sua luz curativa e misericordiosa.

Um dos propósitos de trabalhar com o livro de exercícios é nos ajudar a reconhecer que temos uma mente dividida: o estado da mente errada do ego, e o lar da mente certa do Espírito Santo. Apenas através desse reconhecimento poderemos usar de forma significativa a parte tomadora de decisões das nossas mentes para fazermos a escolha certa.

Comentários

Encontros em UCEM

Nossos encontros em Um Curso em Milagres acontecem semanalmente, todas as quintas-feiras às 19 horas em videoconferência pelo Zoom. Estamos nos primeiros capítulos do livro texto.
Para fazer parte desses encontros entre em contato com Ana Liliam em analiliamventura@gmail.com e (61)98153-8369.