Perdão


Resultado de imagem para natureza

Um Curso em Milagres nos fala do plano de Deus para a salvação do mundo, também chamado 'o plano dos professores de Deus'. O plano chama os professores de Deus para curar o mundo por meio do poder do amor. Esse ensinamento não tem quase nada a ver com comunicação verbal, e tudo a ver com a qualidade da energia humana. 'Ensinar é demonstrar'. [...]

Nossa função como professores de Deus, se nós a aceitarmos, é constantemente buscar uma maior capacidade para amar e perdoar dentro de nós. Fazemos isso por meio de uma "lembrança seletiva", uma decisão consciente de lembrar apenas pensamentos amorosos e deixar ir quaisquer pensamentos de medo. Esse é o significado do perdão. O perdão é uma das pedras fundamentais da filosofia de Um Curso em Milagres. Assim como muitos dos termos tradicionais usados no Curso, perdão é usado aqui de uma maneira muito não tradicional.

Tradicionalmente, pensamos no perdão como algo que fazemos quando vemos a culpa em alguém. No Curso, porém, somos ensinados que a nossa função é lembrar-nos que NÃO HÁ culpa em ninguém, porque apenas o amor é real. É nossa função ver, através da ilusão da culpa, a inocência que reside além dela. "Perdoar é meramente nos lembrar apenas dos pensamentos de amor que tivemos no passado, e os que nós foram dados. Todo o resto deve ser esquecido".

É-nos pedido para extender nossa percepção além dos erros que nossa percepção física nos revela - o que alguém fez ou disse - para a santidade dentro deles que apenas nosso coração revela. Na verdade, então, nada há para perdoar. A noção tradicional do perdão é assim um ato de julgamento. É a arrogância de alguém que vê a si mesmo como melhor que os outros, ou talvez igualmente pecador, o que ainda é uma percepção equivocada da arrogância do ego.

Uma vez que todas as mentes são conectadas, a correção da percepção de qualquer pessoa é em algum nível a cura de toda a Filiação. A prática do perdão é nossa mais importante contribuição para a cura do mundo. Pessoas raivosas não podem criar um mundo de paz. Eu rio ao me lembrar como ficava furiosa quando as pessoas se recusavam a assinar minhas petições para a paz. O perdão é uma tarefa de tempo integral, e às vezes muito difícil. O perdão radical é deixar ir completamente o passado, em qualquer relação pessoal, assim como em qualquer drama coletivo.

Marianne Williamson, Um Retorno ao Amor

Comentários

Encontros em UCEM

Nossos encontros em Um Curso em Milagres acontecem semanalmente, todas as quintas-feiras às 19 horas em videoconferência pelo Zoom. Estamos nos primeiros capítulos do livro texto.
Para fazer parte desses encontros entre em contato com Ana Liliam em analiliamventura@gmail.com e (61)98153-8369.