LIÇÃO 325 - Todas as coisas que penso ver refletem ideias.


Imagem relacionada

1. Esta é a nota mestra da salvação: o que vejo reflete um processo em minha mente, que se inicia com a minha ideia do que quero. A partir daí, a mente faz uma imagem daquilo que deseja, julga valioso e, portanto, busca achar. Essas imagens são então projetadas para fora, contempladas, estimadas como reais e guardadas como nossas. De desejos insanos vem um mundo insano. Do julgamento vem um mundo condenado. E de pensamentos de perdão vem um mundo gentil e misericordioso para com o Filho santo de Deus, oferecendo-lhe um lar benigno, onde ele pode descansar por um momento antes de prosseguir viagem e ajudar os seus irmãos a andar para frente com ele a fim de achar o caminho para o Céu e para Deus.

2. Pai nosso, as Tuas ideias refletem a verdade e as minhas, à parte das Tuas, apenas inventam sonhos. Que eu só contemple aquilo que as Tuas refletem, pois as Tuas e só as Tuas estabelecem a verdade.

Comentários de Kenneth Wapnick

Sua forte base teórica torna essa lição única na Parte II. Ela lembra as primeiras lições, nas quais Jesus ensina que tudo vem do pensamento: “Todas as coisas que penso ver refletem idéias”. O que nós percebemos do lado de fora vem de um pensamento interno. Se nós percebermos raiva, perda ou pecado, vemos apenas uma sombra do pensamento de separação que tornamos real em nossas mentes. De forma similar, se percebermos apenas amor ou pedidos de amor, vemos um reflexo da Expiação que escolhemos como nossa verdade dentro do sonho.

Nós queremos a individualidade do ego ou a Expiação do Espírito Santo? Queremos permanecer em nosso sonho de especialismo ou despertar e voltar para casa? Nossa mente errada busca e encontra o pecado, porque isso prova que a existência separada do ego é real.

Ouvindo o ego, olhamos ao redor e vemos o pecado no mundo todo, mas não em nós mesmos. Ainda que víssemos o pecado dentro de nós, rapidamente iríamos atribuí-lo ao pecado de outra pessoa, começando com nossos pais. Buscamos encontrar o pecado porque, mais uma vez, ele significa que nossa separação de Deus é real e, portanto, nossas identidades individuais são reais também. Ver o pecado em todos os outros nos permite escapar da responsabilidade por ele. Por outro lado, quando entendemos que cometemos um equívoco e que tem que existir outro caminho, escolhemos o perdão do Espírito Santo e percebemos um mundo totalmente diferente.

Quando perdoamos totalmente, o “mundo gentil” se transforma no mundo real. Tudo o que precisamos fazer para reconhecer qual escolha fizemos é prestar atenção aos nossos pensamentos em relação aos outros. O valor do mundo é que ele reflete nossas escolhas de volta para nós. Nós inicialmente escolhemos de forma errada, mas tão logo isso seja reconhecido, podemos pedir ao nosso Professor para reinterpretar nossas percepções, ajudando-nos a escolher outra vez. Assim, precisamos ser especialmente vigilantes em relação ao que estamos vendo nos outros e em nós mesmos. O corpo de outra pessoa não é mais real do que o nosso próprio e, portanto, o que projetamos no corpo de outra pessoa é o que projetamos no nosso. Mais uma vez, ficarmos cientes dos nossos julgamentos e ataques nos ajuda a entender nosso equívoco, para que possamos voltar à sua fonte na mente e corrigi-lo.

O reflexo das idéias de Deus é o mundo real. Nós precisamos primeiro reconhecer nosso investimento em vermos nossas vidas como a realidade. A seguir, vemos que esse investimento em nosso ser individual não nos torna felizes, pois é apenas um sonho vazio. Tal compreensão permite que o sonho feliz substitua o infeliz, prenunciando o mundo real do reflexo da verdade.

Kenneth Wapnick

Falamos sobre isso na aula passada. O mundo é primeiramente criado em nossa mente a partir de nossos desejos e crenças inconscientes (na mente separada de Deus), depois projetado, confirmando nossas expectativas e medos secretos.

É ainda na mente que temos a oportunidade de desfazer com a ajuda do Espírito Santo, todos os nossos julgamentos e pensamentos negativos. Reconhecemos nosso equívoco e pedimos sinceramente ao Espírito Santo, por favor, cancele este pensamento e suas consequência. Ele têm a função divina de desfazer nosso enganos, é maravilhoso contar com Ele e ver como tudo muda a partir disso, mesmo que seja para desfazer nossas palavras e ações erradas já declaradas.

E diante da eminência de um julgamento, podemos dizer a nós mesmos: escolho perdoar isso ao invés de julgar. Pois o perdão é nossa função no mundo, e através do perdão abrimos as portas para os milagres da correção.

Ana Liliam

Comentários

Encontros em UCEM

Nossos encontros em Um Curso em Milagres acontecem semanalmente, todas as quintas-feiras às 19 horas em videoconferência pelo Zoom. Estamos nos primeiros capítulos do livro texto.
Para fazer parte desses encontros entre em contato com Ana Liliam em analiliamventura@gmail.com e (61)98153-8369.